Qual o animal que possui as maiores orelhas do mundo? Porque são tão grandes? Para que serve a orelha? Neste artigo vamos falar destas e de outras curiosidades sobre as orelhas.

As orelhas maiores do mundo não pertencem a este cachorro! Antes de saberem qual o animal que tem as maiores orelhas do mundo, saibam algumas curiosidades sobre o que é a orelha e para que serve.

A orelha, do latim aurícula, é um órgão presente em todos os animais mamíferos. Estas podem ter diferentes dimensões, mas a sua função é apenas uma, a de captar a origem dos sons. A captação dos sons permite aos animais caçarem ou fugirem e no caso dos seres humanos, comunicar e estarem envolvidos no meio que os rodeia.

O sistema auditivo começa na zona da orelha, pavilhão auricular ou ouvido. Esta parte cheia de cartilagens está directamente ligada ao canal do ouvido externo. Em alguns animais as orelhas têm músculos que as prendem ao crânio, permitindo que se movimentem para diferentes zonas, ampliando ainda mais a captação dos sons.

As orelhas dos morcegos permitem que estes circulem no escuro

Os morcegos possuem orelhas grandes e complexas, que conseguem captar ondas hiper-sónicas, emitidas por outros morcegos. Estas ondas, captadas pelas orelhas e interpretadas no cérebro como imagem, permitem que estes animais consigam se localizar numa escuridão total.

Os elefantes possuem orelhas gigantes que têm várias funções, além da função de captar o som. O elefante de África é o animal com as maiores orelhas do mundo, com cerca de 1 metro e meio de largura! A principal função destas estruturas enormes não é de captar o som, mas sim de servir como refrigeração para o corpo do animal. A pele das orelhas, irrigadas por vasos sanguíneos, fazem com que o animal dissipe o calor do corpo, sempre que abana as orelhas, equilibrando assim a temperatura interior. Os outros elefantes têm orelhas menores por viverem em climas mais frescos.

O elefante africano é o animal com as maiores orelhas do mundo

Além de servir para refrescar o animal, as orelhas completamente estendidas servem para aumentar o grau de ameaça para outros animais que pretendam atacar, dando ao elefante um aspecto ainda maior que aquele que realmente é.

No que diz respeito à captação dos sons, as orelhas dos elefantes conseguem captar uma faixa de frequência de sons mais baixas que o ser humano, devido ao seu enorme tamanho. A sua audição é bastante eficiente, não só pela estrutura gigante das orelhas, mas também porque estes animais conseguem ainda “ouvir” através das partes laterais da tromba e através das solas dos seus pés.

Sabia de todas estas curiosidades? Veja aqui mais curiosidades sobre ciências e a natureza.