O que são monções? Porque acontecem? Quais as consequências das monções? E como se classificam as monções?

Monção é o nome dado aos ventos sazonais, geralmente associados à variância entre as estações das chuvas e as estações das secas, que ocorrem em grandes áreas das regiões tropicais e subtropicais a Sul, Sudeste e Este das grandes massas de terra do hemisfério norte. A direção do vento predominante e as condições nestas regiões invertem-se no verão e no inverno.
O vento, ao mudar de direção de acordo com as estações do ano, leva ar húmido do oceano para o continente no verão, e ar seco da terra para o mar no inverno. O fenómeno acontece em cerca de 25% da área tropical do planeta, mas os seus efeitos são mais visíveis em países como a Índia, Paquistão ou Bangladesh. Nestas regiões os ventos da monção trazem fortes chuvas no verão, ou seja, entre os meses de junho e agosto, a terra aquece mais depressa que o oceano, causando a subida do ar quente e criando uma ampla zona de baixa pressão.

 

monção, monções, tempestades tropicais, vento

 

Já no inverno os ventos da monção trazem ar seco e frio, isto porque o mar arrefece mais que a terra, baixa pressão e as nuvens formam-se sobre o oceano, fazendo com que esse ar frio seja transportado das montanhas para as regiões.

 

Outras curiosidades que vai gostar de ler:

- Porque o céu é azul?
- Porque o Planeta Marte é vermelho?
- O que é a camada de ozono e para que serve 

 

Causas das monções

As monções são causadas pela manifestação sazonal de grandes diferenças térmicas entre os mares e as regiões continentais. Acontecem porque durante o verão os ventos sopram do Índico para a Ásia Meridional e, durante o inverno, da Ásia Meridional para o oceano Índico, o que faz com que ocorra violentas chuvas durante o verão.

 

Consequências das monções

Se houver escassez ou ausência total de chuvas, as atividades agrícolas ficam severamente prejudicadas. A importância das monções está diretamente relacionada com sobrevivência do povo asiático, acostumada ao cultivo do arroz.

No sul e sudeste da Ásia, o arroz é o principal alimento e a sua produção acompanha o fenómeno das monções.

O arroz é semeado durante a estação das chuvas porque o seu cultivo obriga à utilização de água em abundância.

 

As monções são classificadas da seguinte forma:

Monções Marítimas: Sopram do oceano Índico para o continente e provocam fortes chuvas na Ásia Meridional, causando inundações.

Monções Continentais: Sopram do continente para o oceano Índico e provocam secas no sul da Ásia.

Brisas – São ventos que ocorrem em sequência e sopram do mar para o continente durante o dia e do continente para o mar durante a noite.