As dunas cantantes são um fenómeno sonoro natural que pode atingir até 105 decibéis e ocorre em cerca de 30 desertos do mundo. Mas porque e como acontece este fenómeno?

A emissão de som das dunas continua a despertar receio e curiosidade. Os cientistas ainda não encontraram uma explicação para o fenómeno, no entanto acredita-se que o som surge quando os grãos de areia soltos e do mesmo tamanho deslizam, em avalanche, sobre uma camada inferior mais dura e húmida.

Estas dunas têm uma inclinação de cerca de 35°, o que faz com que formem uma cavidade natural, com contornos suaves que ao serem moldados pelo vento, funcionam como uma placa de som.

As camadas de areia comportam-se como se de violinos se tratassem, isto é, as partículas secas vibram como cordas, enquanto a camada mais dura fortalece o som, tal como acontece com o corpo de um instrumento. A dimensão dos grãos e a profundidade da areia solta controlam a nota que emitem.

As dunas cantantes produzem notas musicais – Mi, Fá e Sol – que podem chegar aos 105 decibéis e ter frequências entre 56 e 110 hertz, com uma duração máxima de 15 minutos. No entanto a sua frequência varia, dependendo da dimensão dos grãos de areia, bem como da sua humidade.

 

dunas-deserto-areia-cantantes

 

Condições que favorecem o canto da areia:

  • A areia deve ter entre 0,1 e 0,5 mm de diâmetro;
  • A areia deve conter sílica (dióxido de silício);
  • A areia precisa de ter alguma humidade;
  • Precisa de haver uma avalanche para que os grãos choquem uns contra os outros, a diferentes frequências. Só através deste fenómeno se consegue criar ondas à superfície da areia que emitam som;
  • Os grãos de areia têm que se movimentar a mais de 0,45 m/s para produzir sons.

Já leu estas curiosidades?

- Uma folha pode produzir electricidade?
- Porque os pés cheiram mal?
- O que são monções?

 

Onde podemos encontrar alguns exemplos destas dunas cantantes?


> Mongólia

Khongoryn Els é uma das maiores dunas da Mongólia, tem cerca de 100km de comprimento e pode ir até 12km de largura.

 

> Deserto da Namíbia

O deserto ocupa uma área de 80 900 km, prolongando-se por 1600 km ao longo do litoral do Oceano Atlântico, do sul de Angola e da Namíbia. A sua largura leste-oeste varia entre 50 a 180 km.

 

> Deserto do Sahara

O Deserto do Sahara é o maior deserto e o mais quente do mundo. O Sahara é conhecido por ter um dos climas mais áridos do mundo. O vento que sopra de nordeste é o mais intenso e pode, por vezes, fazer com que origine furações.

 

> China

O Deserto de Badain Jaran tem uma dimensão de 49 000 km². Algumas de suas dunas medem cerca de 500m de altura.

 

Aqui fica um vídeo, com um exemplo desta bela música do deserto, feita com as artísticas dunas cantantes: