Muitos de nós já nos questionamos porque o céu é azul. Neste artigo vamos explicar quais as razões porque vemos o céu em tons de azul.

De noite, o céu é escuro. Nele vemos milhares de estrelas e a lua no seu grande esplendor. Quando o dia começa a amanhecer, toda essa escuridão desaparece, dando lugar a um céu predominantemente azul. Porque o céu é azul e não de outra cor?

O principal motivo porque vemos o céu em tons de azul, é devido às partículas que existem na atmosfera. A luz solar atravessa estas partículas, nomeadamente átomos de oxigénio e nitrogénio, passando através delas a cor azul, em muito maior quantidade, devido a um fenómeno chamado de espalhamento Rayleigh. Este fenómeno físico diz-nos que a luz se espalha quando atravessa partículas de tamanho igual a um décimo do comprimento de onda da luz.

 

As particulas na atmosfera espalham as diversas cores, espalhando mais a cor azul

A luz do sol, que nos chega apenas cerca de 10%, é constituída por todas as cores, mas as partículas presentes na atmosfera fazem com que a luz azul seja aquela que é espalhada de forma mais eficaz, fazendo com que as restantes cores sejam espalhadas noutras direcções.

E agora, já perceberam porque o céu é azul?