Alguns de vocês já se questionaram certamente porque é que o Planeta Marte é vermelho. Neste artigo vamos explicar quais as razões para isso acontecer.

Também chamado de deus da Guerra pelos Romanos ou Estrela de Fogo pelos Chineses e Japoneses, o planeta Marte é como todos sabemos um planeta vermelho, daí todos estes nomes que lhe foram dados. Outros povos, como os egípcios, chamavam-lhe O Vermelho os babilónios davam-lhe o nome da Estrela da Morte.

Com um tamanho de aproximadamente metade do tamanho do planeta Terra, este planeta tem os dias de duração muito semelhante aos nossos dias, tal como o mesmo número de estações de ano.

Porque Marte é vermelho?

A razão da ferrugem ser vermelha, também é a mesma razão que dá a cor vermelha ao planeta Marte. A superfície e as rochas marcianas, cobertas de óxido de ferro (ou hematita ou ferrugem) e outros compostos, como o enxofre e o cloro, fazem com que Marte seja avermelhado. A erosão do vento fez com que detritos fossem espalhados pela superfície marciana, fazendo com que quase todo o planeta pareça uma gigante bola vermelha.

Veja ainda o artigo Porque a ferrugem é vermelha?

Montes Twin Peaks em Marte Pathfinder

Os aparentes canais na superfície deste planeta reforçam a ideia que esta poeira vermelha pode ter sido espalhada por água.

As poeiras, constituídas por ferro, ao entrarem em contacto com o oxigénio vão resultar em óxido de ferro, ou ferrugem, de cor avermelhada, passando esta depois para a atmosfera, através de tempestades que ajudam a espalhar a poeira e a dar também à atmosfera a cor da ferrugem.

Toda esta camada vermelha presente no planeta Marte, que vai desde alguns milímetros até dois metros de profundidade, está por cima de lava endurecida, composta por basalto e outros materiais. As elevadas concentrações de ferro sobre o basalto fazem também com que Marte seja um planeta vermelho.